Cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica é um direito seu: saiba como garantir os seus direitos

O excesso de pele pós-bariátrica pode trazer inúmeros incômodos de ordem estética, psicológica e, até mesmo, de doenças dermatológicas. Saiba como um advogado pode te ajudar a garantir o direito da realização da cirurgia com cobertura do SUS ou de seu plano de saúde.

A obesidade é uma das maiores preocupações de saúde pública no mundo inteiro. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade atinge cerca de 13% da população mundial e é responsável por milhares de mortes por ano. Lutar contra a obesidade não é uma tarefa fácil. Exige esforço, cuidado com a saúde mental, foco e disciplina.

Nesse caminho, a cirurgia bariátrica tem sido uma solução para muitas pessoas que se encontram nessa luta, trazendo diversos benefícios à saúde, qualidade de vida e autoestima. No entanto, após a realização, é comum que pacientes que passam por esse procedimento precisem de uma cirurgia plástica reparadora, uma vez que há perda de peso significativa, gerando excesso de pele.

O excesso de pele pode causar desconforto físico e emocional, além de poder gerar complicações, como infecções, feridas e dermatites. Para minimizar esses efeitos e melhorar a qualidade de vida do paciente, a cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica é fundamental.

Cabe lembrar que a cirurgia reparadora pós-bariátrica é uma cirurgia de grande porte e pode ter riscos associados. É importante, portanto, que o paciente esteja em boas condições de saúde para realizar o procedimento. O médico responsável deverá avaliar a saúde do paciente e decidir se ele está apto para a cirurgia reparadora.

Cirurgia reparadora pós-bariátrica é um direito seu e nós podemos te ajudar com isso.

Mas o que é a cirurgia reparadora pós-bariátrica?

Ela é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo remover o excesso de pele e gordura, resultante da perda de peso acentuada após a cirurgia bariátrica. Essa cirurgia é um direito garantido por lei, devendo ser absorvido pelo SUS, aos pacientes que se submeteram ao procedimento bariátrico.

A cobertura da cirurgia reparadora deve ser absorvida pelo SUS ou pelo seu Plano de saúde: esse é um direito seu!

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece que a cirurgia plástica reparadora é necessária para minimizar as complicações decorrentes do excesso de pele, melhorando a qualidade de vida do paciente. Além disso, no caso de usuários de Planos de Saúde, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já se pronunciou a favor da obrigatoriedade do custeio dessa cirurgia pelas operadoras, entendendo que essa é uma consequência natural do procedimento bariátrico, conforme previsão na Lei nº 9.656/98 (Lei dos Planos de Saúde).

Apesar de o direito à cirurgia reparadora pós-bariátrica ser garantido por lei, muitos pacientes ainda enfrentam dificuldades para realizar o procedimento. Infelizmente, alguns planos de saúde e até mesmo o SUS se recusam a cobrir os custos da cirurgia reparadora. Essa negativa é uma violação dos direitos do paciente, pois ele tem o direito de realizar a cirurgia reparadora pós-bariátrica, que é considerada como parte integrante do tratamento.

No entanto, é comum que os pacientes desconheçam essa garantia e acabem não buscando seus direitos. Por isso, é fundamental que, se necessário, é possível ajuizar uma ação judicial para garantir o acesso a esse direito.

A RUH Advogados é especialista em direito da saúde, com vasta experiência em ações judiciais que envolvem direitos do paciente. Nossos profissionais estão preparados para atender casos de todo o Brasil e garantir o seu direito à cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica pelo SUS ou pelos Planos de Saúde.

Além disso, é importante destacar que, para garantir a cobertura da cirurgia reparadora, é necessário apresentar alguns documentos, como relatório médico detalhando a necessidade da cirurgia, comprovação da realização da cirurgia bariátrica, entre outros.

Não hesite em buscar a nossa assessoria jurídica para garantir o seu direito à cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica. Nós podemos ajudá-lo a reunir toda a documentação necessária, além de atuar em defesa dos seus direitos junto às operadoras de Planos de Saúde e ao SUS.

Afinal, a sua saúde e qualidade de vida são fundamentais e não podem ser prejudicadas por negativas indevidas. Lembre-se de que você tem direito à cirurgia reparadora pós-bariátrica e conte com a RUH Advogados para garantir esse direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *